Transformando consumidores em “advocates”
*Por Ana Paula Tabor Druszcz, direto de Boston
Muito se fala em engajar o consumidor e envolvê-lo com a marca a ponto dele se transformar num “advocate” – aquele que defende e divulga a marca em seu meio social. Em uma das palestras mais concorridas do dia, Matthew Zili, Senior Direct de Product Marketing da Marketo, apresentou cinco pontos cruciais para engajar o consumidor em cada estágio do ciclo de vida, em cada touchpoint, até que ele se torne o mais apaixonado advocate:
1. Coordene seus esforços através dos canais: os consumidores esperam que as marcas entendam o que eles estão buscando em cada canal que acessam;
2. Não adivinhe, pergunte sobre seus interesses: no mundo digital temos a possibilidade de conhecer a fundo nossos consumidores, mas precisamos dar a eles a chance de nos contar o que procuram;
3. Sempre que possível, foque em educar, não em promover: as pessoas estão buscando informações úteis. Mantenha-as interessadas;
4. Seja relevante, envie a mensagem certa no momento certo: não lote a caixa de entrada do seu consumidor com mensagens irrelevantes, apareça no momento certo;
5. Meça o que realmente importa: as métricas que estamos acompanhando realmente importam para o negócio?
Zili concluiu a palestra reforçando que não conseguimos definir a jornada do consumidor, simplesmente porque cada indivíduo é diferente do outro e estabelece a sua própria jornada. Assim, precisamos definir aonde queremos que o consumidor chegue com a nossa marca e, dessa forma, medir o sucesso do nosso trabalho.
Social Media em 2015
Numa sessão em formato de bate-papo, conduzida por John De Marchi, fundador e CEO da Social Czars, discutiu-se os erros e acertos de ações nas mídias sociais em 2015. Dispensando o rótulo de expert, De Marchi afirmou que “ninguém é especialista em social media. Nesse segmento, você aprende todo dia”. E aconselhou os participantes a não terem medo de falhar em alguns momentos, já que isso faz parte do processo de estar presente nas mídias sociais. E, independente do segmento da marca, há uma oportunidade nunca antes vista de mostrar aos seus clientes que você realmente se importa com eles.
*Diretora de planejamento de comunicação dirigida da HouseCricket
FONTE E CRÉDITOS > ABEMD em www.abemd.com.br/noticiacompleta.php?id=10914
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