Trilha sonora certa para o mercado brasileiro

21/01/2012 19:08

Uma boa trilha sonora torna qualquer situação mais atrativa e convincente: um jantar romântico, uma boa festa, até mesmo aquele passeio despretensioso se torna mais legal acompanhado de uma boa música. E quando o assunto é uma peça publicitária? Neste caso, uma boa trilha pode cativar o consumidor imediatamente, além de render muita mídia espontânea. Esse é o principal objetivo da Punks S/A, plataforma de conteúdo musical coligada à norte americana Jingle Punks, que acaba de chegar ao Brasil.

A Jingle Punks foi criada em Nova York, no ano de 2008, por Jared Gutstadt (CEO) e Dan Demole (CTO) para se contrapor a mesmice dos bancos de trilhas sonoras generalistas que você adquiri em catálogos. Em 2009, a empresa se tornou uma das principais provedoras de conteúdo musical da Viacom (detentora da MTV). No ano seguinte, ela completou sua rodada inicial de investimentos e estabeleceu seu board estratégico, que incluiu veteranos da indústria da música e tecnologia. Foi com essa pegada que a Jingle Punks começou o ano de 2011 com escritórios em Los Angeles, Toronto, Londres e Austrália, espalhando sua operação. Aqui no Brasil a empresa marca sua entrada na América Latina com uma joint venture com sócios brasileiros, batizada de Punks S/A.

O formato da Punks S/A lembra um pouco o velho e bom trabalho dos “coletivos" no início do século XXI, onde artistas e produtores, através da internet, se conectaram e se conheceram melhor, abrindo novas fronteiras, trocando informações e realizando muita coisa legal por conta das inovações tecnológicas.punkssafoto

Aliando uma supervisão musical competente e tecnologia inovadora, a plataforma criada pela Punks seleciona e conecta artistas, bandas e produtores do mundo inteiro com criativos de agências de publicidade, supervisores e produtores musicais de TV e cinema. Tudo de maneira ágil. “Com essa plataforma estabelecemos uma nova forma de produção e consumo de conteúdo musical no Brasil. A proposta é fazer com que os clientes tenham acesso a materiais de bandas, compositores de trilhas e artistas independentes de alta qualidade, com custos reduzidos e menos burocracia”, afirma Maurício Herszkowicz, sócio diretor da empresa.

Como as músicas e trilhas da plataforma já estão pré-licenciadas e prontas para serem utilizadas (ou seja, não há a necessidade de entrar em contato com o artista ou banda para permissão de utilização), a empresa garante que isso poupa um tempo precioso para os seus clientes e cria uma adaptação melhor às verbas de produção. Além disso, os artistas também encontram um novo canal para promover seu trabalho, já que uma trilha sonora em uma propaganda de grande impacto pode alavancar o seu reconhecimento.

Antenada com o que há de inovador em tecnologia, a Punks já havia apontado uma tendência quando lançou, em 2010, um aplicativo exclusivo para Ipad, que tornava mais intuitivo o uso do Jingle Player (software proprietário que engloba o acervo de músicas da empresa). Através do aplicativo produtores de agência e TV, faziam suas buscas pela trilha ideal para sua produção de qualquer lugar, em casa, na sala de reunião, ou mesmo no trânsito.

Cenário brasileiro

O investimento da empresa no Brasil se concentra na supervisão e ingestão de músicas de artistas brasileiros dentro da sua plataforma. Utilizando o conhecimento musical de seus produtores, a Punks S/A quer ver em buscas futuras dentro da plataforma um maior interesse pela música brasileira. "Para isso, contamos com uma equipe de supervisores musicais especializada, fazendo com que num futuro próximo artistas brasileiros sejam beneficiados, tanto no Brasil, como no exterior, pois os mecanismos de busca serão os mesmo para clientes brasileiros ou de outras partes do mundo", garante Maurício Herszkowicz.

Segundo a empresa, no Brasil a agilidade nos processos e o custo reduzido são dois grandes atrativos que seguem a tendência da economia mundial. "Acreditamos muito no conceito da Punks, onde trilhas autênticas, feitas por músicos reais, do mundo inteiro, estão a um clique de distância de grandes comerciais e programas de TV, a um custo inferior e com qualidade superior", diz Herszkowicz.

Sem dúvida, o avanço da tecnologia aliado às diversas formas de consumir informações cria um ambiente favorável para a penetração da música como aliada para boas propagandas. Cabe aos responsáveis a capacidade e o talento para adaptá-la a uma boa ideia, e assim, atrair um número maior de consumidores. “A trilha sonora aplicada a cada conteúdo é de suma importância, pois ajuda a fazer a diferença na hora de se conectar ao consumidor”, complementa Maurício Herszkowicz..

 

www.b2bmagazine.com.br/gest-o/trilha-sonora-certa-para-o-mercado-brasileiro

Fonte e créditos: B2B Magazine

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br