Um ambiente emocionalmente atraente

16/07/2013 20:38

 

 

Especialista revela como trabalhar o emocional para engajar a equipe 16/07/2013 04:17

» Pedro Gomes
Apenas um quarto dos funcionários engajados ou emocionalmente envolvidos consideraria trocar sua vaga atual, mesmo que o aumento oferecido pela nova empresa fosse de 20%. É o que aponta pesquisa encomendada pela Dale Carnegie Training, empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas. "Os gestores precisam entender que engajamento é muito mais que fazer o funcionário se sentir feliz no trabalho. É importante que eles saibam trabalhar o lado emocional da sua equipe para mantê-la engajada", afirma Pedro Gomes, representante da empresa no Brasil. Para isso, ele dá algumas dicas de como melhorar as relações com os funcionários e fazer do ambiente empresarial um local mais envolvente.
 
1. Faça o empregado se sentir valorizado e confiante
O sentimento de valorização promove outras emoções positivas, o que leva a uma melhoria do ambiente empresarial. "Os supervisores imediatos são os mais indicados para promover esse tipo de sentimento. Eles estão em contato direto com os funcionários e podem incentivá-los, reforçando os bons trabalhos apresentados", afirma Gomes. Essas pequenas ações podem gerar um ambiente mais agradável e tranquilo, o que aumenta o engajamento dos funcionários. "Confiantes com os bons resultados, os colaboradores passam a se sentir mais inspirados e a ajudar outros colegas de trabalho", completa.
 
2. Envolva os funcionários
"O engajamento de um funcionário pode ser medido pela vontade dele de recomendar a organização em que trabalha como um lugar para trabalhar e fazer negócios" comenta. Por isso, os funcionários precisam sentir que pertencem a uma organização e estão orgulhosos de ser parte dela. "Deixar claro para os funcionários os rumos para onde a empresa está indo e de que maneira eles estão ajudando a organização a alcançar os objetivos é uma boa maneira de fazê-los se sentirem parte do negócio".
 
3. Entusiasmo é a chave
"Quando os funcionários se sentem entusiasmados com seus empregos, eles se esforçam para entregar além do esperado e até a começar a pensar fora da caixa para executar um trabalho ou tarefa", conta Gomes. Os funcionários que estão entusiasmados com o trabalho ficam animados para estar na empresa, não só por conta do salário ou a próxima promoção, mas porque eles se preocupam com a organização e querem trabalhar para ajudar a organização a atingir os objetivos. Para isso, o especialista sugere que os gestores mantenham um espírito animado quando estiverem alinhando tarefas e passando trabalhos para os funcionários. "A melhor maneira de promover o entusiasmo é estar entusiasmado. É uma emoção que contagia o ambiente!", conclui.

 

www.callcenter.inf.br/rh/50844/um-ambiente-emocionalmente-atraente/ler.aspx

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br