Um novo canvas: Mapa da Jornada do Cliente
Um canvas para ajudar o seu negócio a criar a melhor experiência para o usuário
Uma das tendências do mercado é a inovação no relacionamento com o cliente. Startups de sucesso buscam sempre formas de captar e manter seus clientes. São necessárias novas habilidades – e existem novas ferramentas para ajudar a atingir esse objetivo. Assim como o canvas auxilia visualmente a criação de novos modelos de negócio, há uma nova ferramenta centrada nos usuários oriunda do design de serviços: o Mapa da Jornada do Cliente.
O Mapa da Jornada do Cliente é utilizado para investigar, analisar e inovar na experiência do usuário. É um quadro sob a perspectiva de um indivíduo, que representa os diversos pontos de contato da interação desse usuário com a empresa, o produto e a marca. Desenvolvido pela Design Thinkers Academy, você consegue baixar um modelo completo desse Mapa aqui.
Preencher esse canvas te auxiliará a aprofundar nas necessidades, percepções e motivações dos seus clientes. A dinâmica para criá-lo pode ser realizada com equipes diferentes: só colaboradores internos, com parceiros ou, inclusive, com os próprios clientes. A seguir, colocamos algumas dicas para você conseguir elaborar o seu Mapa da Jornada do Cliente:
Desenhe a persona
Defina o seu cliente sem estratificar da forma tradicional (sexo, idade, localização), mas construindo a história desse cliente (o que ele está fazendo hoje, quais suas ambições, o que ele procura);
Crie a Jornada
Momento de listar todas as ações do seu cliente para ele alcançar o seu objetivo, ter a sua necessidade atendida. Por exemplo: quais as ações do seu cliente, desde o momento que ele procura o seu serviço, passando pelo momento que ele se torna um cliente, até o momento final de utilização do serviço?
Pontos de contato
Embaixo de cada ação, liste todos os pontos de contato e canais utilizados pelo cliente. Para cada ponto de contato, liste quem é o responsável por ele, seja na sua empresa ou fora;
Mapeie a emoção
Para cada ação do cliente, dê uma nota de como ele se sentiu naquele momento. Quanto melhor a nota, melhor a experiência. Nesse momento, é importante desvincular de como você gostaria que ele se sentisse. Ao final de uma experiência, o cliente não se lembrará de dados ou fatos, mas de como ele se sentiu. Por isso a importância desse mapeamento da emoção do cliente.
Inove o serviço
Para cada ação com nota baixa no mapa, faça sessões de brainstorming para você inovar na entrega do valor para o cliente.
Lembre-se que você pode adaptar esse mapa de acordo com o seu negócio ou com a sua necessidade. Você pode torná-lo mais simples, focando apenas nos pontos de contato com o seu público. Outra opção é mapear a experiência completa: do momento que o seu cliente tomou a decisão pelo seu produto/serviço até o pós-venda. De qualquer forma, utilize a ferramenta para encontrar oportunidades de inovação no relacionamento.
FONTE E CRÉDITOS DESTA MATÉRIA EXTRAÍDA DO SITE START UP SEBRAE MINAS em startupsebraeminas.com.br/um-novo-canvas-mapa-da-jornada-do-cliente/
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.