Uma URA com a cara da Claro

08/09/2015 16:24

Operadora aumenta volume de resolutividade com reformulação do autoatendimento -


» Ricardo Floresta
Muitos clientes da Claro já não estão mais precisando falar com o atendente para resolver suas dúvidas e problemas. Essa mudança se deve a reformulação pela qual a URA da operadora passou no ano passado, em busca de uma linguagem mais "humana" e não mecanizada. "A nova URA vem melhorando consideravelmente o volume de resolutividade de casos no próprio menu principal, garantindo uma melhor experiência do cliente com a marca e seus serviços oferecidos", comemora Ricardo Floresta, diretor de serviços ao cliente e operações da Claro, acrescentando que a solução também está trazendo benefícios para a empresa, como padronização das respostas e otimização de custos e recursos.
 
Para chegar a esse resultado, ele conta que a Claro tinha a consciência de que a mudança deveria respeitar as características dos clientes e do próprio canal. Para tal, a operadora elaborou um fluxo de comunicação na URA de modo que o cliente consiga resolver a demanda no primeiro contato. "Ela está baseada em dois conceitos: usabilidade, ou seja, ser uma ferramenta segura, intuitiva e de alta resolutividade, e proporcionar uma boa experiência ao cliente", completa.
 
O diretor explica ainda que a URA, agora, incorpora comportamentos humanos, ou seja, estende reações e emoções ao atendimento automático. Tanto que a Claro criou uma "persona", como se fosse uma pessoa real. Para construção de sua personalidade, a operadora se baseou em três dimensões: perfil do cliente, atributos da marca e características do atendimento. Em torno dessa "persona" foi pensada uma ambientação, características físicas, idade, comportamentos em situações cotidianas e até o tom de voz, velocidade de fala, entonação, sotaque e expressões usadas na gravação. "Ter uma URA mais descontraída e de fala simples está alinhada com a nossa marca e muito mais aderente ao perfil dos clientes que preferem esse canal. Por isso, nos garante um alto poder de resolutividade", comenta.
 
Além disso, com a ferramenta, a Claro consegue gerar relatórios que permitem fazer melhorias para direcionar o cliente para o melhor ponto de atendimento. "Com base nas informações do cliente e no seu histórico de atendimento, a ferramenta nos permite fazer direcionamentos mais dinâmicos e certeiros, o que nos permite ganhos de agilidade e eficácia no atendimento", pontua.

 

FONTE E CRÉDITOS > CALLCENTER.INF.BR em www.callcenter.inf.br/tecnologia/59430/uma-ura-com-a-cara-da-claro/Ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br