Uma visita ao cliente

23/09/2013 20:37

 

Gestores da GVT vivenciam atendimento para encontrar oportunidades de melhoria 23/09/2013 04:19

» Giovane Costa
Entender melhor o cliente a fim de entregar sempre a melhor experiência. Foi com esse conceito que a GVT criou a Expedição Cliente. O programa faz com que os gestores da operadora - diretores, gerentes e coordenadores de várias áreas - vivenciem a experiência do usuário do atendimento a instalação e manutenção dos produtos nos domicílios, permitindo identificar oportunidades de melhorias nos processos e sugerir ajustes. "As oportunidades identificadas nas visitas são encaminhadas para as áreas que desenvolvem projetos com foco em melhoria da qualidade. Essa experiência modifica o olhar do gestor e isso reflete em decisões de projetos mais assertivas e aderentes as necessidades dos clientes", conta Giovane Costa, vice-presidente de recursos humanos da GVT, com exclusividade para o portal Callcenter.inf.br.
 
Com turmas de 10 gestores, as expedições acontecem a cada bimestre nas principais cidades das regiões onde a GVT atua e, em breve, chegará também a São Paulo, onde a empresa iniciou recentemente as operações. O dia inicia às 8 horas da manhã, no ponto de encontro com a equipe de campo. Os gestores recebem os EPIs, orientações gerais e seguem acompanhando os técnicos que fazem as instalações e reparos nas residências dos clientes. No período da tarde, acompanham o processo de venda em um dos business centers ou nos agentes autorizados. Depois, eles acompanham o atendimento ao cliente em um dos call centers próprios - Curitiba, Maringá e Fortaleza. O dia é concluído com a realização de um workshop, onde os gestores podem encaminhar sugestões e pontuar oportunidades de melhoria para os nossos processos.
 
Com relação ao call center, os gestores ficam ao lado dos atendentes e ouvem em tempo real as solicitações dos clientes, entendendo melhor as demandas e acompanhando a condução do atendimento. Costa explica que, ouvindo em tempo real os clientes, os executivos vivenciam a qualidade sentida por eles. "Ao mesmo tempo são percebidas oportunidades de melhoria nas ferramentas de trabalho dos nossos atendentes, como processos mais eficientes e sistemas mais simples e eficazes", completa.
 
AS EXPEDIÇÕES
Para chegar ao modelo foi reunida uma equipe multidisciplinar, com diversas áreas da empresa, tais como recursos humanos, vendas, marketing, qualidade e operações, que conceberam e desenharam o projeto. "Realizamos uma turma-piloto e seguimos com a implantação do modelo em seis cidades, contemplando todas as regiões de atuação da GVT no Brasil", destaca Costa. O programa teve início em março de 2013 e desde então já foram realizadas 10 expedições, com mais de 100 participantes no total.
 
O projeto foi recebido com muito entusiasmo pelos gestores e hoje há até "fila de espera" para participação no programa, segundo Costa. "Para os executivos, acompanhar os processos onde eles acontecem permite entender melhor o dia a dia das equipes e acima de tudo, perceber as necessidades do cliente, sempre com foco na melhoria dos serviços", reforça. Entre os ganhos, o VP coloca a sensibilização da gestão, aumento no conhecimento dos gestores sobre o "ciclo de vida do cliente", sugestões encaminhadas para os comitês executivos e contribuições consideradas ou implantadas nos processos e projetos. "A receptividade dos clientes que participam do programa também tem sido bastante positiva", revela o executivo, acrescentando que a expedição faz parte, agora, da Academia de Líderes GVT, e todos os gestores atuais e novos, a partir do nível de gerente, participarão do programa.

 

www.callcenter.inf.br/rh/51715/uma-visita-ao-cliente/ler.aspx

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br