URA e Geração Y: Como unir o útil ao agradável

28/10/2014 21:55

*Por Ariane Abreu

Todos os envolvidos na área de contact center estão cansados de saber: a Geração Y é a maioria nos postos de atendimento das “assessorias de cobrança”, tanto internas quanto terceirizadas. No entanto, uma recente pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) vem modificando essa realidade.

Segundo o levantamento, com dados de 40 das maiores empresas do ramo, o setor de telemarketing emprega cerca de 1,4 milhão de profissionais no Brasil. Em 2010, 59,11% dos agentes tinha até 25 anos. No ano seguinte, caiu para 56,05% (2011), depois 54,81% (2012), 53,32% (2013) e, finalmente 49,45% em 2014.

O resultado parece surpreendente, mas não é. Uma das prováveis causas desse fenômeno é a dificuldade dos atuais jovens, multitarefas e ávidos por estímulos, em se adaptar a funções operacionais, tão características de uma etapa inicial de cobrança. O mais indicado seria direcionar uma URA para as questões simples e passar para os operadores apenas as ligações desafiadoras, tendo assim uma maior probabilidade de concretizar a negociação e bater as metas.

Outro assunto relevante é a capacitação. Ainda segundo o mesmo estudo, o treinamento hora/mês na área aumentou 110% desde 2011, chegando a 6% do faturamento. O valor é muito acima da média das empresas (0,7%), de acordo com American Society for Training & Development (ASTD), a maior associação do mundo dedicada ao assunto.

Unindo o útil ao agradável, um colaborador bem treinado, recebendo o contato final após o processo da URA, estaria apto a lidar com qualquer tipo de situação. Por isso, investir no desenvolvimento pessoal da equipe é essencial. No entanto, é sempre bom lembrar: de nada adianta ter um grupo formidável se a tecnologia não é de ponta.

 

*Ariane Abreu é Diretora Comercial da Total IP

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br