Uso de contact center para estratégias de medicina preventiva

01/12/2015 15:43

Mais do que somente atender nos casos de necessidade, um atendimento de qualidade na área da saúde requer a presença constante na vida dos pacientes. Isso significa acompanhar rotinas de exercícios e exames, identificar situações de risco com base em dados e garantir a completa assistência em busca de uma vida saudável. Neste contexto, o contact center pode se tornar um importante aliado para a implementação de estratégias de medicina preventiva.

Estratégias de medicina preventiva

Em primeiro lugar, antes mesmo de pensar na construção de estratégias de medicina preventiva, é preciso que o SAC em saúde esteja funcionando em um nível de excelência. Ou seja, otimização do SAC é o passo inicial. Para ir além, não se esqueça do auxilio fundamental das tecnologias integradas do call center dentro do segmento. Após, com os processos alinhados e as ferramentas implementadas, é possível começar a pensar em como o contact center pode potencializar o relacionamento entre médico e paciente.

Com o auxílio do contact center, da gestão integrada de dados e de tecnologias de automação, é possível realizar uma série de estratégias de medicina preventiva. A URA, por exemplo, pode facilitar a comunicação com pacientes e servir como lembrete de ocasiões importantes. Da mesma forma, o SMS ou mensagens de voz servem para reforçar avisos e dicas de bem-estar. Confira alguns insights:

Exames de rotina: para lembrar o paciente da chegada da época da realização dos exames;
Programas de vacinação: avisos sobre programas e campanhas de vacinação de acordo com o perfil do paciente;
Acompanhamento de indicadores: alertar o paciente sobre épocas mais propensas – de acordo com o histórico – a picos de indicadores, como o colesterol, por exemplo;
Vida saudável: envio de mensagens com dicas saudáveis que aliviem sintomas personalizados de determinados grupos, como os diabéticos;
Outubro Rosa e Novembro Azul: realização de disparos de mensagens de prevenção de acordo com datas ou campanhas específicas;
Gestação: acompanhamento da gestação via contact center, com disponibilização de chat e envio de mensagens com dicas, exames importantes, entre outros;
Primeiros socorros: campanhas de conscientização de primeiros socorros para pacientes que, por exemplo, exerçam profissões com determinados riscos;
Preparação para aposentadoria: acompanhamento por meio de mensagens ativas e dicas para os pacientes que podem estar prestes a se aposentar.

No setor da saúde, há uma série de oportunidades para consolidar o relacionamento com o paciente. Acima, citamos apenas algumas delas. Basta encontrar o diferencial que a pessoa procura, ou seja, o serviço que será prestado e oferecer um atendimento de qualidade, selecionando a forma mais adequada para se comunicar com o público-alvo e transformar o contact center em uma ferramenta para as estratégias de medicina preventiva.

Quais outras ocasiões em que você vê o contact center como uma ferramenta para estratégias de medicina preventiva? Compartilhe.

FONTE E CRÉDITOS > TECLAN em www.teclan.com.br/uso-de-contact-center-para-estrategias-de-medicina-preventiva/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Teclan+%28Teclan%29

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