Vá além das métricas de eficiência no Call Center

30/03/2014 13:05

 

Por Alexandre Bernardoni

Você é gestor de uma operação de atendimento? Sim? Ótimo, vou tentar adivinhar algumas métricas que devem constar no seu cardápio:

. TMA – tempo médio de atendimento

. TME – Tempo médio de espera do seu cliente, para ser atendido

. TMO – aparece às vezes, o tempo médio de operação

. SLAs (Sevices Level Agreement) diversos, com outras áreas da organização e com seus clientes

. FCR – First Call Resolution – Resolução no primeiro contato

Nada contra estas métricas, afinal de contas ninguém gosta de ficar horas esperando na fila para falar com um atendente. O TMA é importante para o dimensionamento da operação e o FCR impacta diretamente na satisfação do cliente e nos custos da operação.

Só que existe uma característica comum não muito boa em todas estas métricas – elas são somente métricas de eficiência. O que elas medem é a capacidade da equipe do atendimento em lidar rapidamente com a demanda de atendimento. Nenhuma delas trata da questão “Como podemos reduzir a necessidade dos clientes entrarem em contato conosco?”.

Dar muita ênfase a estas métricas pode fazer com que a empresa fique eternamente reagindo aos problemas e os custos da equipe de atendimento tendem a aumentar junto com o crescimento da organização.

Algumas empresas tem usado com sucesso métricas como “Contatos por pedido” ou “Contatos por transação” para ter uma abordagem mais sistêmica e atacar as causas dos problemas. Quantos clientes entram em contato conosco a cada 1000 pedidos realizados? Por que? Isso poderia ser menor?

Focar a atenção da equipe nas causas do contato tem o grande benefício de permitir que a empresa cresça sem a necessidade de continuamente aumentar os custos da equipe de atendimento.

*Alexandre Bernardoni é fundador da Direct Talk e hoje atua como diretor de oferta na empresa.

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS: DIRECT TALK em www.directtalk.com.br/?page_id=18&utm_source=hs_automation&utm_medium=email&utm_content=9150111&_hsenc=p2ANqtz-9UecOwJKiV33kkV1Q9MI1JQoq8Ta1O1-xIzb2bGzTIFUYkv91pO4olrF5Eu2LmECQvDp6ZUOW0E2CUnF49kYJr0UaaSPgOq60g3auBAzRO2vWi-_E&_hsmi=9150111

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br