Vai vender em marketplace? Tenha atenção redobrada com o estoque

28/06/2016 18:53

O marketplace é um excelente aliado dos pequenos e médios varejistas. Com a possibilidade de receber altas demandas, pedidos e encomendas, um vendedor no marketplace precisa manter a atenção quanto à gestão do estoque para garantir o sucesso das operações e a satisfação dos clientes.

De acordo com Tiago Dalvi, CEO do Olist – uma plataforma de serviços online que conecta lojistas aos maiores varejistas do país – o grande desafio do empreendedor é manter o controle do estoque da maneira mais assertiva, sem necessidade de reconciliação manual ou ainda manter a atenção para não vender duas vezes o mesmo produto e não ter como entregá-lo.

Dalvi dá quatro dicas para que os varejistas não descuidem do estoque para vender em um marketplace. Confira:

  • Tenha controle da quantidade de produtos que você tem – É muito importante para todo empreendedor saber exatamente o quanto precisa comprar para atender sua demanda. As mercadorias excedentes são sempre um custo, já que a muitas delas sofrem depreciação com o tempo até se tornarem obsoletas. Por isso, saiba exatamente o número de produtos que sua loja possui e mantenha o controle de saída diariamente.
  • Dentro de alguns marketplaces existe ainda o conceito de drop shipping, que aborda uma maneira de trabalhar sem estoque real (o que pode significar redução de custos, mas também necessidade de ter atenção redobrada para não ter problema junto aos clientes). O conceito deve ser cuidadosamente trabalhado se essa for a opção do vendedor. É preciso ter muito cuidado com a escolha do fornecedor e uma boa comunicação com ele, uma vez que a empresa não controla o estoque, que é mantido pelo parceiro.
  • Seja precavido - Fique atento sobre sua capacidade de atender a todos os clientes com rapidez ou entregar produtos exatamente nas especificações anunciadas. No caso de grandes promoções, que geralmente atraem muitos consumidores, deixe bem claro que os pedidos poderão ser entregues de acordo com a “disponibilidade de estoque”.
  • Esta é, inclusive, uma das principais vantagens de se manter o controle dos estoques dos diversos canais de venda em uma só plataforma. Vendas saídas de um estoque único devem dar baixa no estoque em todos os outros canais imediatamente. Isso, só com uma plataforma única de controle.Assim, seus consumidores não terão motivos para reclamar e demonstrar insatisfação. Lembre-se que a má reputação pode gerar perda nas vendas.
  • Respeite prazo de entrega – Não há nada mais decepcionante quando você compra um produto em um e-commerce do que não recebê-lo dentro do prazo desejado. Se for o caso de trabalhar sem estoque ou depender de condições especiais na negociação com a logística, deixe bem claro que as condições de entrega podem variar de acordo com a região.
  • Cumpra o prometido para não perder visibilidade  – Ao conseguir espaço nas prateleiras digitais de grandes empresasvocê deve estar ciente de que existe a responsabilidade de entregar o produto correto e atender bem o cliente. Além de trazer prejuízos à marca e à reputação do vendedor, falhas na entrega do produto podem também trazer custos inesperados com devolução, uma vez que o consumidor tem sempre o direito de desistir ou de devolver a compra.
  • Em marketplace, é necessário lembrar que há muitos concorrentes e qualquer erro pode significar perda de vantagem competitiva. Nesse sentido, a gestão do estoque influencia diretamente na posição que o vendedor ocupa na plataforma e, consequentemente, no destaque dado aos produtos. Um vendedor que tenha descumprido prazos e gerado insatisfação em algum cliente pode ser mal avaliado e decair no ranking de melhores vendedores, perdendo confiança de potenciais consumidores novos.

 

Via Assessoria de imprensa

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