“O perfil do cliente está mudando. Ele anda mais informado do que o varejista, estuda sobre os produtos e as empresas”. Foi com essa afirmação que Douglas Montalvão, executivo de varejo e soluções de otimização de receita SAS, iniciou sua palestra sobre: Varejo inteligente - como usar analytics em CRM e Pricing para obter melhores resultados.
	 
	
	
		Com o SAS (ferramenta de business analytics) cada vez mais utilizado para a tomada de decisões, ele acredita que o varejo pode se tornar mais inteligente e transformar toda sua base de dados em soluções e resultados que levem à geração de lucros ainda maiores. Tudo porque a ferramenta propõe uma inteligência analítica que pode ser aplicada aos hábitos de consumo, planejamento, logística, precificação e à maneira como as compras podem ser realizadas pelo consumidor, inclusive no PDV.
		
			 
		
			“Há várias opções de ofertas para vários tipos de produtos, canais e segmentações de ticket médio, incluindo as possibilidades que o varejista pode ter para executar com inteligência suas vendas”, explica Montalvão.
		
			E segundo os cases trazidos por ele, parece que o varejo já vem se dando conta de que vale a pena investir nesse tipo de gestão. Nos últimos quatro anos o uso dessa ferramenta tem aumentado, por conta da demanda no número de informações que se precisa obter sobre cada cliente. “A redução dos custos com o gerenciamento pode chegar a 68% de diferença e não podemos esquecer de que o varejista costuma tomar milhões de decisões para o seu negócio toda semana”, conclui.
		
			 
		
			www.portalnovarejo.com.br/tecnologia/noticias/tecnologia-no-varejo/varejo-inteligente-uma-boa-analise-faz-toda-a-diferenca
		
			Fonte e créditos: Portal NOVAREJO