Vídeo que não carrega e conexões lentas estressam usuários móveis
Relatório de Mobilidade da Ericsson traz dados sobre aumento nos níveis de estresse de usuários móveis quando consideramos, por exemplo, atrasos para acessar conteúdo
- Do mesmo modo, uma experiência sem atraso gera uma resposta emocional positiva e melhora a relação com a marca das operadoras
- Estudo também prevê aumento 12 vezes maior no tráfego de rede social ao longo dos próximos 6 anos em relação aos últimos 6
A edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson (NASDAQ: ERIC) produzida especialmente para o Mobile World Congress revela o impacto que diferentes níveis de desempenho da rede têm em usuários de smartphone e quais são as suas percepções das operadoras e provedoras de conteúdo digital.
A tecnologia de neurociência* foi usada para medir objetivamente as respostas emocionais a diferentes experiências com smartphones. Atrasos para carregar páginas da web e vídeos, tendo um limite tempo, fizeram com que a frequência cardíaca de usuários de celulares aumentasse, em média, 38%. Atrasos de seis segundos na transmissão de vídeos fizeram com que os níveis de estresse aumentassem em um terço.
Para contextualizar, o nível de estresse é equivalente à ansiedade de realizar um teste de matemática ou de assistir a um filme de terror sozinho e ainda maior que o estresse sentido ao ficar na ponta de um penhasco virtual. Quando um vídeo começa, uma pausa adicional pode fazer com que os níveis de estresse aumentem dramaticamente.

No estudo, o Net Promoter Score (NPS) – índice que mensura o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores e clientes – de uma operadora aumentou significativamente quando associado a uma experiência sem atrasos – aumento de 4,5 pontos. Essa descoberta também foi refletida ao medir o engajamento emocional utilizando um índice motivacional baseado em neurociência.
No entanto, o NPS da operadora diminuiu, em média, quatro pontos com atrasos para acessar conteúdos e fazer re-buffering. É interessante notar que atrasos moderados são duplamente negativos para as operadoras de celulares, pois causam menor engajamento com a marca e maior engajamento com a concorrência.
Outros destaques do Relatório de Mobilidade da Ericsson - edição Mobile World Congress, incluem:
- Redes sociais são a segunda responsável pelo crescimento no tráfego móvel, perdendo apenas para vídeos. Nos próximos 6 anos, o tráfego total de redes sociais será cerca de 12 vezes maior do que nos últimos 6
- Mais 68 milhões de assinaturas móveis foram feitas no 4º trimestre de 2015, sendo a Índia responsável pelo maior número (21 milhões), seguida pela China (6 milhões), Estados Unidos (5 milhões), Birmânia (5 milhões) e Nigéria (3 milhões).
- O número total de assinaturas móveis no 4º trimestre de 2015 teve um impacto de 100% com cerca de 7,3 bilhões - a mesma quantidade de pessoas no mundo
- O tráfego global de dados móveis cresceu 65% entre o 4º trimestre de 2014 e o 4º trimestre de 2015
- Existe agora 1 bilhão de assinaturas LTE mundialmente, com aproximadamente 160 milhões de adições no 4º trimestre de 2015
*equipamento medidor de pulsação, rastreador ocular e com tecnologia de eletroencefalografia sem fio (EEG)
NOTAS AOS EDITORES
Todas as descobertas do Relatório de Mobilidade da Ericsson e a Ferramenta de Exploração de Tráfego da podem ser encontrados em: www.ericsson.com/ericsson-mobility-report
Ericsson no Mobile World Congress 2016
No Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Ericsson apresentará insights sobre as mais recentes inovações do setor e trará discussões inspiradoras, demonstrando sua liderança e permitindo novas oportunidades de negócios e serviços.
Atualmente, vivemos as transformações da Sociedade Conectada: uma sociedade em que a mobilidade, a banda larga e a nuvem capacitam todas as pessoas e indústrias a alcançar seu pleno potencial tecnológico. As oportunidades estão por toda parte, e as empresas estão evoluindo de acordo com o papel que escolheram para atuar nas cadeias de valor e ecossistemas da Sociedade Conectada.
Venha nos encontrar no Hall 2, estande 2N60, e conhecer mais sobre o 5G, a Internet das Coisas e as possibilidades da nuvem, além de discutir conosco os impactos que a transformação digital pode ter nas pessoas, nas empresas e na sociedade.
Siga a @EricssonBR no Twitter e no Linkedin e participe da discussão sobre o evento.
www.youtube.com/EricssonBrazil
www.slideshare.net/EricssonLatinAmerica
Para media-kits, materiais de apoio e fotos em alta resolução, acesse: www.ericsson.com/br/thecompany/press
A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável.
Nossos serviços, softwares e infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades.
Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente.
Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2015, a empresa gerou receitas de 246,9 bilhões de coroas suecas (US$ 29,4 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).
Na América Latina estamos presente desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM: Smart
Tel.: +55 11 3376-5023
Ana Castilho: ana@smartpr.com
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.