Você conhece a Ouvidoria Geral da Previdência Social?
Criada em agosto de 1998, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social presta um pós-atendimento, ou seja, atua atendendo aquele que já tenha entrado em contato com os órgãos da Previdência Social e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados.
A OUGPS é a maior ouvidoria pública da América Latina, e recebe uma média mensal de 16 mil manifestações, sendo 8,7% denúncias. Somente nos últimos 18 meses foram recebidos 22,4 mil registros dessa natureza.
O site da OUGPS é o melhor canal para o interessado entrar em contato com a Ouvidoria. Na página você encontra todo o passo a passo para contactá-la e, inclusive, uma área de pesquisa de satisfação, que garante total sigilo daqueles que queiram colaborar preenchendo um formulário online.
Entre os serviços da OUGPS estão :
Auto-Atendimento
Cadastre sua Manifestação
Acompanhe sua Manifestação
Manual de Cadastro de Manifestação no Sistema de Ouvidoria - Sou-Web
Central de Atendimento Via Telefone
PREVCartas – para envio de correspondência
Atendimento Presencial- informando o endereço completo da Ouvidoria-Geral da Previdência Social.
À frente do órgão está o Ouvidor-Geral da Previdência Social, Francisco Assis Santos Mano Barreto.
Denúncias ajudam no combate a fraudes
Nos últimos 3 anos as denúncias feitas por cidadãos à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, resultaram em várias operações realizadas pela Força-Tarefa Previdenciária, que, segundo informações do próprio Ministério da Previdência Social, interromperam práticas ilícitas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que oneravam os cofres públicos e prejudicavam segurados.
As últimas nove operações originadas em denúncias resultaram em 80 mandados de prisão de envolvidos e 122 mandados de busca e apreensão. A maior parte das irregularidades investigadas envolvia fraudes para a obtenção de benefícios. Mas também figuravam corrupção, estelionato e extorsão de segurados por pessoas que agiam como “facilitadores”, nos casos em que o cidadão tinha benefícios atrasados a receber do INSS. Somados, os prejuízos estimados nessas nove ações chegam a mais de R$ 26 milhões.
As operações foram conduzidas por servidores do Ministério da Previdência Social, policiais federais e membros do Ministério Público Federal, que integram a Força-Tarefa. Essas investigações específicas resultantes de denúncias à Ouvidoria – algumas duraram mais de um ano – abrangeram 31 municípios dos estados de Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo. Todos os casos foram encaminhados para as áreas responsáveis pela apuração das irregularidades, mantendo o sigilo do denunciante, que não precisa se identificar.
Com informações do Ministério da Previdência Social.
www.guiadeouvidorias.com.br/conteudo/voce-conhece-a-ouvidoria-geral-da-previdencia-social
Fonte e créditos: Guia de Ouvidorias
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