Bem, em uma época onde os consumidores possuem cada dia mais voz ativa, informação, influência e poder de escolha, garantir uma experiência memorável é fundamental para qualquer empresa se destacar no mercado. Por isso, garantir um serviço impecável durante toda a interação do cliente com sua marca deve estar no topo da sua lista de prioridades.
Para te ajudar a melhorar o seu negócio, listamos algumas dicas de como avaliar o nível dos seus serviços e torná-los inesquecíveis. Saiba mais:
Coloque-se na pele dos clientes
Para saber se a sua empresa está oferecendo um alto nível de serviço aos clientes, alguns especialistas recomendam aos empreendedores que façam alguns testes simples. O primeiro deles é olhar a empresa do ponto de vista do cliente, o que significa se colocar na pele dele.
Isso pode ser feito através de uma ligação para o seu call center, indo a uma de suas lojas ou requisitando um serviço pelos meios oferecidos pela sua empresa – sem se identificar como gestor da empresa.
Ao fazer isso, será possível vivenciar o que os seus clientes passam, identificando os pontos fortes e os fracos daquela experiência. Dessa forma, será possível buscar soluções mais efetivas para os problemas, bem como maneiras de potencializar as qualidades.
Escute o que o seu cliente tem a dizer
Outra solução simples é buscar diretamente o feedback dos seus consumidores. Isso pode ser feito de diversas formas. Seja na própria loja, disponibilizando fichas de avaliação e sugestões ou através de uma ligação para uma pesquisa pós-venda. Você pode ainda disponibilizar canais de comunicação como telefones, chat, e redes sociais.
Nessa pesquisa, pergunte o que os clientes acharam daquele produto ou serviço, da forma como foram atendidos, quais as sugestões, críticas e elogios eles têm, além de qual a impressão geral daquela experiência.
Dessa forma você colherá informações diretamente da fonte mais importante, portanto a mais relevante: os seus clientes. Você ainda reforçará a credibilidade da sua empresa e reforçará a imagem de um negócio que escuta seus consumidores e se preocupa em melhorar constantemente.
Mãos a obra!
Depois de viver na pele o que os seus consumidores vivem ao utilizar um serviço da sua empresa e colher todas essas informações, chegou a hora de reuni-las e transformá-las em algo concreto e valioso para a sua empresa. Você pode fazer isso internamente, com uma equipe designada para isso, ou buscar ajuda de uma consultoria externa. O importante é conseguir mapear os principais problemas e buscar soluções imediatas para eles.
Depois de resolvidas as questões emergenciais, avalie de que maneira é possível melhorar ainda mais os seus serviços e tornar aquela experiência de compra inesquecível para os seus clientes.
Leve em consideração o perfil dos seus clientes, quais pontos do atendimento são mais relevantes para eles e como você poderia surpreende-los positivamente. Lembre-se que todas essas questões ajudarão a sua marca a se tornar cada dia mais inovadora e memorável para seus consumidores.