Você sabe como abrir um e-commerce?
Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio para a área ou online ou então dar o primeiro abrindo somente uma loja virtual. Mas você sabe ao que é preciso estar atento antes de se aventurar neste mundo? O Marcio Eugênio, sócio da D Loja Virtual, plataforma para e-commerce, ensina quem quer entrar no mercado.
1 – O que você vai vender e para quem
É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.
2 – Planeje financeiramente
Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.
3- Escolha uma plataforma para seu site
Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois geralmente é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.
4 – Defina as formas de pagamento
Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa e que melhor irá atender as necessidades do seu consumidor. Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.
5 - Sistema de entrega
Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda. Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.
6 – Serviço de atendimento ao consumidor
É indicado que, quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. Num geral, o que eu costumo dizer é o seguinte: você precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.
7- Marketing
Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja. O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.
Fonte: Marcio Eugênio, especialista em e-commerce e atuando no mercado de tecnologia desde 1997, é sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual, desenvolvedora de loja virtual para micro e pequenas empresas. Natural de Cachoeirinha, RS, Eugênio é formado em Administração de Empresas, pela UNIFIN, de Porto Alegre e especializado em Marketing Digital e Gestão de Vendas. O executivo já trabalhou em diversas empresas da área de tecnologia como Grupo Processor, Perdigão e Avipal.
Sobre a D Loja Virtual - Criada em 2009 pelos empreendedores Marcio Eugênio e Marco Wink, a D Loja Virtual (https://www.dlojavirtual.com.br) desenvolve plataformas de loja virtual para micro e pequenas empresas, além de realizar treinamentos e consultorias. Com sede em Canoas no Rio Grande do Sul, a D Loja Virtual tem como missão ajudar o micro e pequeno empresário a criar um comércio eletrônico eficiente e produtivo.
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