Você sabe o que seu público pensa
Entender o cliente e saber suas preferências de compra são conhecimentos importantíssimos para uma empresa definir suas estratégias futuras de marketing, seja com o objetivo de conquistar mais espaço no mercado, atrair mais consumidores ou fidelizar aqueles que já conquistou. No fim o objetivo é um só: conquistar e fidelizar os clientes para vender cada vez mais e melhor!
Com o surgimento da Internet e a popularização das redes sociais, tudo isso ficou ainda mais fácil. Isso porque estes espaços virtuais de interação proporcionam uma enorme troca de informações e grandes possibilidades de divulgação e contato com os clientes.
Separamos abaixo quatro dicas valiosas para você entender melhor seus consumidores através das redes sociais. Confira.
1- Ouça o que o seu cliente tem a dizer
O monitoramento das redes sociais constitui, no atual estágio do marketing digital, em algo essencial para os negócios. Cada vez mais as pessoas se expressam no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outros, e lá estão expostos não apenas o conceito e o valor que sua marca possui perante as pessoas, mas também as maneiras como os consumidores usam seus produtos, o que pode lançar novas ideias estratégicas de mercadorias e serviços. Por isso, fique de olho! A partir do seu público-alvo é possível saber qual rede social é mais importante para sua empresa e, logo, é aquela que merece mais atenção.
2-Saiba quais informações são mais importantes para a sua empresa
Com os dados distribuídos nas redes sociais será possível ter uma noção mais exata de como sua marca é citada pelo público. Assim, você pode perceber o que o agrada ou não, o que anima seu público a consumir ou até mesmo o que faz ele se engajar – em promoções, por exemplo. Além disso, as redes sociais também são um lugar importante para as pessoas fazerem suas reclamações e exporem seus descontentamentos com alguns produtos, o que significa uma oportunidade para que sua empresa possa reconhecer algum eventual problema e se retratar a tempo, evitando danos maiores. Ao monitorar seu público você pode perceber que ele é mais aberto a determinadas ações de marketing do que você imaginava.
3-Entenda como essas informações podem ser úteis
Só que não basta captar tantas informações e não fazer nada de útil com elas. Na verdade, há caminhos estratégicos importantes que podem ser empregados a partir dessa compreensão de seus consumidores. Com um monitoramento amplo e dedicado das redes sociais, será possível acompanhar o que comentam de sua marca e como as pessoas lidam com seus produtos, mas também identificar novos negócios. Além disso, será uma conveniência para seus consumidores a sua empresa ampliar a interação com eles, através de uma página da marca ou perfil corporativo, ao responder dúvidas e reclamações de forma rápida e controlada, o SAC 2.0. Você poderá lançar táticas diferentes para conduzir melhor, por exemplo, as conversas com aquelas pessoas que sejam mais influentes, por meio da análise dos históricos de interações com os fãs e visitantes de suas páginas.
4 – Automatize para diminuir seu trabalho e aumentar sua presença
Fazendo uma automatização dos processos e tendo acesso a relatórios precisos, um sistema de monitoramento de alta qualidade vai ao mesmo tempo aumentar a presença de sua marca nas redes sociais e reduzir o tempo de resposta quando sua empresa for citada em alguma publicação. Desse modo, será viável gerenciar suas páginas e perfis sociais, acompanhar as publicações que são mais relevantes e relacionar-se em grande escala com os usuários. As redes sociais oferecem uma oportunidade sem igual para entender o comportamento dos consumidores e usar essas informações valiosas em seus planejamentos futuros para captar mais clientes e vendas. No entanto, é preciso saber os métodos corretos para fazer isso e ter um monitoramento adequado da mídia.
Publicado originalmente por Scup
FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-17-59-55/4498-voce-sabe-o-que-seu-publico-pensa
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.