Você sabe o que é NPS?

06/05/2015 16:47

Todo gestor ou dono de negócio sabe a importância da fidelização de clientes para o equilíbrio de seu empreendimento. Existem diversas pesquisas que comprovam que é mais caro lançar mão de promoções e anúncios para trazer novos clientes do que investir em ações para fidelizar aqueles que já compraram com sua marca.

Para facilitar a boa continuidade do relacionamento com os clientes é preciso que você garanta sua satisfação, oferecendo um bom atendimento às suas demandas e gerando um alto contentamento com seus serviços e produtos. Mas será que existe uma métrica confiável para medir isso e te dar base para suas futuras decisões de marketing? Talvez seja a hora de descobrir o que é o Net Promoter Score (NPS) e como usá-lo ao seu favor.

Afinal, o que é o Net Promoter Score (NPS)?

O NPS é justamente o que você procura para avaliar o grau de satisfação dos seus consumidores. Ou seja, trata-se do indicador de um dos mais importantes parâmetros de suas vendas. Mas não pense que isso é algo difícil de ser empregado. O índice é simples de ser entendido e fácil de aproveitar em qualquer negócio ou tipo de mercado. Em vez de ter enormes formulários ou questionários de pós-venda, o NPS se resume a uma simples pergunta fundamental.

Que pergunta fundamental é esta?

A fórmula básica do NPS toma por eixo uma pergunta que é feita aos clientes assim que suas compras se concretizam. Ou seja, no caso de um e-commerce, por exemplo, os compradores fecharam a compra, acompanharam o envio do pedido e receberam o produto em casa. Nesse esquema, eles podem finalmente responder à questão: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?” A resposta a essa curtíssima pesquisa dará aos gestores uma noção importante sobre a satisfação de quem comprou com eles, já que é difícil que as pessoas indiquem marcas e produtos para seus familiares e amigos de que não tenham gostado.

O que é feito com os resultados?

Quando os clientes dão sua nota, pode-se classificá-los, enfim, em clientes detratores, neutros ou promotores. Quem respondeu com notas de 0 a 6 são aqueles que tiveram problemas ao comprar em sua loja e não a recomendariam, por isso são clientes detratores. Quem te deu notas 7 ou 8 são considerados clientes neutros ou passivos, porque estão realizados com o que você apresentou como serviço, mas se mostram um tanto indiferentes à marca. Porém, quem marcou 9 ou 10 são os clientes promotores, que com certeza vão te recomendar aos amigos e falar bem de você.

Esses últimos são muito importantes para melhorar sua reputação, enquanto que os detratores podem prejudicá-la bastante. O NPS é calculado através da seguinte fórmula:

  • NPS = % Clientes promotores - % Clientes detratores

Isso significa que o NPS pode variar entre duas posições extremas: -100, quando todos os seus clientes seriam detratores, e 100, quando a totalidade de clientes seria de promotores. Caso o seu NPS for alto, ou seja, mais próximo dos 100, quer dizer que sua empresa traz uma ótima reputação no mercado e poderá contar com boas taxas de crescimento.

Por que o NPS pode ser interessante para sua empresa?

Apesar de ser muito simples de ser elaborado e calculado, o NPS apresenta ao gestor ou dono da empresa o nível de lealdade de seus clientes. Esse valor é um reconhecimento de que suas ações de mercado e de relacionamento estão em um bom caminho ou de que necessitam ser mudadas com certa urgência, a fim de não perder mercado.

Você já conhecia o NPS? Já usa essa métrica em seu negócio? Qual é o número de clientes fiéis à sua empresa? Conte um pouco de suas experiências e resultados para a gente!

FONTE E CRÉDITOS > IDEA CRM em blog.ideacrm.com.br/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-nps?utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=17507106&_hsenc=p2ANqtz-_WfSjHFSvKuM1RuUy1xPqfxO2hfZw-KQ-5ArrckZ6TzvNIkD_zj2J4sTVbt6WThoS7B6IGVtYtrZuP5ebib9phObJmFPJs_oOZXV_oi0IgqzKPvsA&_hsmi=17507106

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br