Você sabe quais são as principais reclamações do atendimento do SAC?

21/07/2015 15:50

Você sabe quais são as principais reclamações do atendimento do SAC?

Provavelmente, você ou alguém conhecido, já passou por problemas e se irritou com o atendimento de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Demora no atendimento, fila de espera, queda das ligações e a falta de postura dos atendentes são queixas frequentes.

De acordo com o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), 45,13% das reclamações registradas no país relativas ao atendimento nos SACs foram do setor de Telefonia. Do total de reclamações, 41,61% eram relativas a dificuldades de acesso ao serviço, como cobrança da ligação, problemas no menu e ligações não atendidas; 25,03% das queixas foram por problemas para cancelar o serviço; e 20,81% pela espera no atendimento. Por isso, quando o SAC tem menu eletrônico, deve garantir, já em seu primeiro nível e de forma expressa, as opções de reclamação, cancelamento e contato com o atendente. Em todos os demais níveis do menu, deve constar a opção expressa de falar com atendente. Ao digitar a opção contato com o atendente, o consumidor deve ser automaticamente direcionado a um atendente.

Em muitos casos, as falhas estão relacionadas com o dimensionamento incorreto do quadro de atendentes, a falta de uma escala de trabalho que garanta o atendimento nos horários com mais volume de contatos pelos clientes e, principalmente, a falta de equipamentos e um sistema de telefonia que forneça todo o suporte necessário.

Sobre o SAC
De acordo com o Decreto nº 6.523/2008, as regras de atendimento dos SACs das prestadoras de serviços que tenham como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços, são válidas apenas para serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, TV por assinatura, bancos, financeiras, planos de saúde, seguradoras, transporte terrestre, transporte aéreo, cartão de crédito e eletricidade. Essa restrição deixa um enorme segmento de empresas fora das regras que zelam pelo bom atendimento aos consumidores – o que pode justificar o alto número de reclamação sobre SAC.

Para estes serviços que são regulados pelo governo, as ligações para o SAC devem ser gratuitas e receber ligações provenientes de telefones fixos, móveis e público. Além disso, todas as demandas que o consumidor realizar, e que estiverem descritas no Decreto, serão gratuitas para o consumidor como: a solicitação de comprovantes, o acesso a conteúdo de gravações, registros eletrônicos e seus históricos, entre outros direitos previstos na lei, uma vez que são essenciais para a defesa dos seus direitos e para o acesso à justiça.

Fonte: Novax Telecom

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