Você tem apenas 7 segundos para causar a primeira impressão

09/04/2015 14:52

É justamente em decorrência da má comunicação que alguns profissionais não conseguem se destacar e ocupar posições estratégicas nas empresas. “Manter uma boa comunicação em público é algo importantíssimo para todo o profissional, independentemente da área de atuação, pois ajuda a convencer clientes e defender pontos de vista”, afirma a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi.

Sabia que você tem apenas 7 segundos para causar a primeira impressão correta? “Assim que fizer a sua entrada, transmite sinais verbais que determinam como os outros o veem. Nos negócios, aqueles primeiros 7 segundos cruciais podem determinar se ganhará ou não aquela nova conta, cliente ou triunfará naquela negociação tensa”, conta Antoniazi.

Está confiante? Confortável? É sincero? Está contente por estar aqui? Durante os 7 segundos bombardeiam o seu interlocutor com “sugestões” sutis. E mesmo que as pessoas o percebam ou não, elas reagem imediatamente às suas expressões faciais, gestos, postura e energia. “Elas reagem à sua voz – tom e colocação. Os públicos, sejam constituídos por uma pessoa ou 100, instintivamente tentam dissecar os seus motivos e atitudes”, explica Patrícia.

De acordo com a especialista, para melhorar o desempenho no meio corporativo e impulsionar a carreira, além de uma comunicação com clareza, o indivíduo deve demonstrar tranquilidade durante a conversa em público, ter atenção com as palavras e disposição para se comunicar com os demais colegas. “Deve ser mais do que um simples mensageiro. Qualquer mensagem que tenta transmitir deve conter uma parte de si. Caso contrário, não terá credibilidade e não irá estabelecer ligações reais com quem conversa”, avalia a fonoaudióloga.

Saiba como melhorar o desempenho na comunicação

Para melhorar a comunicação é importante que o indivíduo fique atento à flexibilidade vocal. Segundo Patricia, a entonação da voz em uma apresentação deve ser mais precisa e marcada para transmitir uma credibilidade maior ao público. Não basta trabalhar muito e fazer um excelente trabalho. “Para ser bem-sucedido, deve aprender a se comunicar bem com os outros. Evite passar as informações de forma corrida e apressada porque passa a impressão de que você deseja encerrar o diálogo de forma breve”, recomenda.

Todo discurso deve ter velocidade média. É preciso fazer pausas em pontos estratégicos e mudar a entonação da voz para atrair a atenção do ouvinte. “Realize a respiração mais prolongada, soltando o ar lentamente durante a fala porque ajudará a deixá-lo menos ofegante. Outras vantagens é que ajuda a diminuir a ansiedade, nervosismo e insegurança antes ou durante a apresentação. Sim, as pessoas são humanas. E onde quer que as encontrem elas anseiam por serem ouvidas e respeitadas”, orienta a fonoaudióloga.

A recomendação da especialista é que o indivíduo concentre-se nos outros; expanda o vocabulário de ligação além de meras palavras; busque toda a energia para conectar-se; encontre pontos em comum; simplifique a comunicação; capte o interesse das pessoas, respire e seja autêntico.

Cuidado com o visual

A vestimenta é a primeira a ser vista quando iniciamos o contato com o outro. De acordo com a coach, se estiver bem apresentado e utilizar o vestuário adequado à situação já é um bom princípio. “Elimine todos os hábitos pessoais ou tiques que possam gerar distrações. Sendo assim, evite realizar gestos em excesso ou repetidos, como: colocar as mãos nos bolsos, colocar os braços nas costas ou fazer movimentos amplos que significam invasão”, orienta.

Por fim, cuidado com as expressões faciais repetidas e exageradas. “Sua face vai sempre lhe ‘denunciar’, portanto, comunique algo positivo. O movimento transmite sempre uma mensagem clara, mantenha uma postura aberta. Evite basear as informações e ideias apenas em “achismos”, pois dá a entender que você não tem conhecimento sobre aquilo que está abordando. As pessoas podem ouvir suas palavras, mas elas sentem a sua atitude. Lembrando que toda colocação deve ser feita de forma respeitosa”, conclui Patricia.

*Patricia Antoniazi, fonoaudióloga e coach.

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-16-11-42/2014-05-26-16-41-39/5431-voce-tem-apenas-7-segundos-para-causar-a-primeira-impressao

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br