Whatsapp: Vantagens e desvantagens para o seu contact center
Nem percebemos, mas o whatsapp fez com que a gente não só parasse de enviar SMS, mas também fez com que ligássemos muito menos para todas as pessoas que conhecemos. É fácil de entender o porquê isso aconteceu, a comunicação via app é prática e rápida e possibilita o envio de imagens, vídeos, localização, criação de grupos… E além de tudo, todo mundo está lá! Todo mundo MESMO, só no Brasil são mais de 40 milhões de usuários.
Analisando a incrível popularidade do app, algumas empresas passaram a oferecer atendimento ao consumidor utilizando este canal, e já ouvi em algumas reuniões que atendimento via whatsapp é uma “tendência”, mas será que isso é uma boa ideia?
Whatsapp é um aplicativo de troca de mensagens para smartphones
Para ativar um novo usuário do aplicativo é necessário a confirmação do número através do recebimento de um código SMS. Buscando pela internet é possível achar maneiras de burlar o sistema e instalar o app no computador, mas essa é uma solução alternativa que pode ser cortada a qualquer momento.
Nem mesmo as empresas que oferecem soluções de atendimento integrada ao whatsapp podem garantir que o sistema se mantenha estável, já que é uma solução alternativa não suportada pelos desenvolvedores do app!
Toda a inteligência do atendimento não pode ser integrada
Respostas automáticas, base de conhecimento, integração com CRM. Estas são algumas das facilidades que a maioria das soluções de webchat oferecem para as empresas. Utilizando um smatphone você não teria acesso a nenhuma das facilidades..
Whatsapp não da suporte para uso corporativo
Algumas das funcionalidades descritas acima poderiam ser desenvolvidas, mas como o whatsapp não da suporte para o uso corporativo, o risco de desenvolver soluções para esta plataforma e depois ser impedido de utilizá-lo de alguna forma é muito grande.
Alguns outros apps de mensagem dão suporte para uso comercial, mas a base de usuários no brasil é muito menor do que a do whatsapp.
Não pode ser usado para envio de mensagens ativas
Poderia ser um bom substituto do SMS, mais efetivo e mais barato, mas você acha que o pessoal do whatsapp vai permitir que você envie mensagens de cobrança pelo app? Eles podem te bloquear a qualquer momento.
Resumindo, se sua operação é pequena, ou se você quer reservar apenas um produto ou um grupo de clientes para oferecer atendimento pelo app, Go on! Eu sou um entusiasta mobile e com certeza gostaria de ser atendido através do aplicativo.
Agora com uma operação maior, controle de produtividade dos atendentes, funções de autoatendimento, dentre outros, a utilização da ferramenta pode gerar problemas para a sua operação, como impacto na qualidade e no custo.
Leduar Staniscia é diretor executivo da Me Atende App
FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-17-59-55/4977-whatsapp-vantagens-e-desvantagens-para-o-seu-contact-center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.