05 dicas para cuidar bem da sua voz

21/04/2015 15:44

Cuidar da saúde é importante para todo profissional, e a voz deve ter um cuidado especial para quem trabalha em call centers. Aqui vai mais algumas dicas para a voz não falhar no dia a dia.

Diminua o café. Café é uma paixão nacional, e nós sabemos disso. Mas o alto teor de cafeína e a temperatura elevada da bebida costuma desidratar as cordas vocais, da mesma forma que o cigarro. O café também provoca acidez no estômago o que pode resultar em refluxo e ardor na hora de falar. Por isso, maneire no cafézinho.

Falar bem articulado. Palavras bem articuladas ajudam na compreensão de quem ouve. Na conversa presencial, falando-se dessa forma ainda há o benefício da leitura labial. Através do telefone, palavras bem articuladas evitam falhas de comunicação.

Evite extremos. Gritar e sussurrar trazem problemas para as cordas vocais. O esforço feito pelo corpo para falar mais alto ou mais baixo que o habitual podem acarretar problemas e até, em casos extremos, resultar em nódulos. Falar em altura normal, sem esforços, é o ideal.

Foco na respiração. Inspirar, expirar, inspirar, expirar… Prestar atenção na respiração é uma dica de grande importância para quem utiliza a voz como fonte de trabalho. Sempre é recomendável respirar pelo nariz. Em casos de alergia ou outros problemas de saúde, costuma-se respirar pela boca, mas isso não é uma escolha exatamente saudável, pois deixa a garganta ressecada e falar se torna uma ação que exige mais esforço. Em caso de alergia, é bom sempre procurar um médico especializado e seguir suas indicações.

Evite a má digestão. Alimentos que causam má digestão e azia acabam por afetar também as cordas vocais. O refluxo gástrico é composto por ácidos que podem irritar a garganta. Boa mastigação, evitar muito tempo sem alimentação e comidas saudáveis são pótimas indicações.

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FONTE E CRÉDITOS > VECTOR CONTACT CENTER em www.vectorcontactcenter.com.br/blog/dicas-vector/05-dicas-para-cuidar-bem-da-sua-voz/

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