3 aplicações da tecnologia biometria de voz

30/03/2016 13:42

A biometria de voz é só uma tendência ainda no Brasil, mas já é realidade em outros países do mundo. Este sistema tem como função principal identificar as pessoas pela sua voz, e tem se mostrado um dos sistemas mais efetivos e seguros de autenticação, quando falamos em situações que tenham possibilidade de utilizar a voz das pessoas, como em ligações ou equipamentos eletrônicos que possuam microfones como notebooks, tablets, smartphones, etc.

Para entender melhor sobre esta tecnologia e os seus benefícios, leia este post.

Apresentamos abaixo 3 aplicações da tecnologia de biometria de voz para quem já estiver buscando soluções.

 

  • Contact Centers

Muitas centrais de relacionamento têm problemas para autenticar as pessoas com agilidade e conveniência. Quando a identificação do cliente depende da interação com os operadores, leva-se até mais de um minuto para realizar a autenticação, pois muitas vezes são solicitados dados que o cliente tem dificuldade para encontrar, como códigos específicos, ou por falhas na ligações, especialmente via celular.

Com a biometria de voz, a identificação de clientes pode ser feita em até 10 segundos e ainda pode ser considerada muito mais segura que vários processos de autenticação por questionário.

Além da conveniência para os clientes, esta diferença de tempo gera reduções de custo significativas para contact centers com alto volume de ligações.

  • Aplicativos móveis

Os smartphones possuem microfones de alta qualidade para captação de áudio e podem ser extremamente úteis para autenticar clientes em aplicativos móveis, tanto como login de acesso como para validar transações.

No lugar de senhas, as pessoas podem usar a sua voz como método de identificação, tornando o processo mais ágil, fácil e seguro. As pessoas que já utilizaram o iPhone 5S da Apple, provavelmente, já tiveram a experiência de identificar-se pelo sensor de impressão digital. O sistema com biometria de voz é bem semelhante e pode ser utilizado por qualquer smartphone, independente do modelo ou da marca.

  • Validação de transações pela internet

A ideia é bem parecida com a dos aplicativos móveis. Uma vez que a grande maioria  dos notebooks já vêm com um microfone embutido, basta a pessoa utilizar a sua voz para se identificar e realizar transações financeiras pela internet. Este tipo de solução pode ser muito bem aproveitada para aplicações de internet banking e e-commerces.

Tanto no caso dos aplicativos como no caso de internet banking e e-commerce, a facilidade e a inovação da aplicação de biometria de voz pode garantir um aumento de vendas e um diferencial competitivo para sua empresa. Sem falar em aumentar a segurança, especialmente no caso de transações.

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos da biometria de voz na prática:

(Vídeo em inglês, produzido pela empresa Nuance Communications)

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br