Cálculo de Turnover: entenda como realizá-lo em sua empresa

18/10/2016 19:12

Empresas de sucesso utilizam diversas métricas para avaliar seu desempenho no mercado. Essas métricas podem ser implementadas nas mais diversas atividades — da venda à logística. Com isso, é possível ter uma base sólida para se medir, acompanhar e agir nas mais diversas situações, sempre com precisão e eficácia.

Na área de gestão de pessoas, uma das técnicas mais utilizadas é o cálculo de Turnover, ele mede a taxa de desligamento da empresa em relação ao total de colaboradores. Turnover, em português, significa algo como rotatividade, circulação, giro, ou melhor, entrada e saída das pessoas de dentro da organização.

Ter altas taxas de Turnover não é bom para nenhuma empresa, visto o custo com todo o processo demissional de cada candidato — benefícios a serem pagos, multa rescisória, férias, 13º salário proporcional, etc. Além disso, o alto índice de rotatividade pode indicar insatisfação dos funcionários e um clima organizacional desfavorável.

Por tudo isso, é muito importante que empresas e profissionais de recursos humanos saibam identificar o índice de rotatividade. Continue lendo nosso post e saiba como realizá-lo!

Qual o primeiro passo?

Antes de tudo, determine o período a ser analisado. Isso porque o cálculo de Turnover pode considerar períodos diferentes. Os principais considerados são: mensal, trimestral, semestral e anual. Também pode-se considerar um período em específico, como a gestão de determinada diretoria, por exemplo.

Geralmente essa rotatividade é considerada anualmente, mas empresas maiores podem querer calcular essa taxa mensalmente. Você escolherá o período de acordo com a sua necessidade.

Como o cálculo de Turnover funciona?

Algum tempo atrás se levava em consideração três principais fatores: número de admissões, número de desligamentos e o número total de funcionários. Porém, ao se perceber algumas falhas no resultado final, esse cálculo sofreu algumas alterações. Atualmente apenas dois fatores são considerados: total de desligamentos e total de funcionários. Hoje, portanto, a fórmula é:

Total de desligamentos no período / total de funcionários x 100 = taxa de Turnover.

Algumas considerações

  • Total de desligamentos no período: com base no período escolhido (mensal, trimestral, etc.), identifique o número total de desligamentos.
  • Total de funcionários: média de quantos funcionários sua empresa teve no período em análise

Alguns exemplos

  • A empresa ABC representações, com 500 funcionários, perde 15 deles em um mês de atividade. Segue calculo: 15 / 500 x 100 = taxa de Turnover. Então, 0,03 x 100 = 3%.
  • A indústria Delícias do Pará, com 120 funcionários, perde 18 deles em um ano devido a aposentadoria, substituições e demissões. Segue calculo: 18 / 120 x 100 = Taxa de Turnover. Então, 0,15 x 100 = 15%.

O que realmente posso avaliar com esse cálculo?

Com base nesse cálculo é possível avaliar se algo está errado dentro da organização, sendo que altos índices indicam insatisfação dos empregados com a organização em que trabalham. O Turnover também representa custos adicionais para a empresa, levando em consideração o tempo que se leva com recrutamento, entrevista de emprego e treinamento dos colaboradores. Além disso, é sempre importante lembrar que custos reduzem a lucratividade — o que não é desejado por nenhuma organização.

E então, pronto para realizar o cálculo de Turnover do seu negócio? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e ajude outras pessoas no entendimento dessa questão!

Fonte e créditos desta matéria extraída do site SOFTIUM em blog.softium.com.br/index.php/calculo-de-turnover-entenda-como-realiza-lo-em-sua-empresa/?utm_campaign=newsletter_semanal__como_reduzir_a_taxa_de_turnover_no_seu_call_center&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br