Como calcular a taxa de turnover dos agentes no call center

24/04/2015 19:34

Quando seu call center apresenta um alto percentual de turnover dos agentes, significa que algo está errado e os gerentes da operação precisam tomar medidas para reduzir essa taxa de rotatividade, caso contrário, isso terá impacto diretamente na produtividade, no clima organizacional e no resultado final da operação.

Com isso, preparamos este artigo com um passo-a-passo para você calcular o turnover dos agentes da sua operação.
1. Defina claramente o que é turnover

Antes de pensar em calcular o índice da sua operação, é preciso que esteja claro qual será o critério utilizado para o cálculo. Por exemplo, algumas empresas consideram como turnover somente os agentes que pediram demissão voluntariamente da empresa. Outras empresas, porém, consideram a saída dos agentes, independente do motivo. É importante avaliar também se os agentes que foram transferidos para outras áreas ou que foram promovidos entraram na conta ou não.

Independente de qual conceito sua empresa utilizar, esse passo é importante para que o conceito esteja claro para todas as pessoas e áreas envolvidas na análise dos resultados.

2. Determine o período a ser analisado

Depois você precisa determinar o período a ser analisado. As principais formas de cálculo é mensal, trimestral, semestral e anual. Em alguns casos é preciso calcular em períodos específicos, por exemplo, durante a gestão de determinado grupo de profissionais, etc.

3. Saiba o número de agentes que saíram da operação

Com base na definição do item 1 e o período escolhido no passo 2, tenha em mãos o número de agentes que será considerado como turnover.

4. Determine a média de agentes da operação no período

Tenha a informação de quantos agentes sua operação teve em média no período.

5. Calculando o turnover

Agora vamos apresentar a fórmula utilizada para calcular a taxa de turnover.

O cálculo é simples: divida o número de agentes que saíram da operação no período pelo média de agentes que sua operação teve no período e multiplique o resultado por 100. Com isso você terá a taxa de turnover da operação no período.

Um exemplo para ilustração (considerando somente as demissões):

Total de demissões no trimestre: 20 (saída)

Média de agentes no trimestre: 500 (entrada)

Então:

20 / 500 = 0,04

e

0,04 x 100 = 4

Sendo assim, é possível concluir que a empresa atingiu no período “X” uma taxa de 4% de turnover.

Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco suas experiências ou deixe sua opinião nos comentários!

* Publicado por: Ana Paula Cestari

FONTE E CRÉDITOS > BLOG DDS em www.dds.com.br/blog/index.php/como-calcular-a-taxa-de-turnover-dos-agentes-call-center/

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br