No mundo corporativo, a correria faz parte da rotina de todos os departamentos, e na área de atendimento ao cliente não é diferente. São inúmeros chamados realizados a todo o momento, o que acaba, muitas vezes, sobrecarregando a equipe. Diante deste dinamismo, muitos chefes do segmento valorizam mais a agilidade do que a qualidade do atendimento.
Essa é uma escolha muito perigosa, pois pode comprometer negativamente a experiência do consumidor com a marca. Pesquisas realizadas sobre o assunto apontam que 72% das frustrações dos clientes são causadas pelo mau atendimento e não pelo possível problema que o consumidor encontrou no produto ou serviço.
Sendo assim, os profissionais da área de atendimento precisam ensinar para os seus chefes que se importar com a qualidade do atendimento é o caminho para o sucesso da empresa. Quer saber como fazer isso? Então, confira as dicas que listamos a seguir.
Mostre que a qualidade é um diferencial competitivo
Durante reuniões e trocas de experiências com o chefe, o operador pode usar como exemplo uma situação na qual recebeu um excelente atendimento, seja presencialmente ou por telefone. Compartilhar essas informações farão o gestor relembrar como ele próprio se sente quando é bem tratado em um atendimento.
Uma recepção educada e assertiva é tudo o que os clientes esperam, porém é o que eles menos encontram no dia a dia. Por isso, quando as empresas enxergam a qualidade do atendimento como algo prioritário, elas conseguem se destacar perante a concorrência.
Esse pode ser, inclusive, um argumento utilizado com o seu chefe, pois prestar um atendimento eficaz é um ponto fundamental para a conquista de novos consumidores, pois esse serviço atua como um diferencial competitivo.
Aponte a facilidade na retenção de clientes
Sabemos que uma boa experiência é essencial para que os consumidores voltem a fazer negócios com a companhia. Porém, muitos chefes acabam se esquecendo disso na correria do dia a dia, ficando presos aos números de atendimentos realizados.
Para mudar essa ideia do seu chefe e fazer com que ele comece a se importar com a qualidade do atendimento, vale apresentar um case de sucesso da própria empresa, no qual o cliente recebeu um ótimo atendimento antes, durante e após a venda e, desde então, ele se mantém fiel a marca, consumindo seus produtos ou serviços regularmente.
Um simples exemplo interno pode fazer o seu chefe refletir sobre o que é realmente importante para o negócio, um atendimento rápido e pouco assertivo ou uma experiência excepcional do consumidor com a marca.
Boas ferramentas para a realização do atendimento de qualidade
Após mostrar ao chefe a importância do atendimento de qualidade, chegou a etapa de colocar isso em prática no dia a dia. Contar com boas ferramentas de trabalho é fundamental, pois com elas os operadores poderão ser assertivos durante os atendimentos.
As plataformas multicanal, como o IDEA CRM, desenvolvido pela GVP It Solutions, têm a incumbência de auxiliar as empresas na organização de todas as informações relacionadas aos clientes, como dados de contato, localização, preferências e perfil de consumo.
Essa organização ajuda a aprimorar a qualidade e a agilidade do atendimento prestado ao cliente, pois todo o seu histórico está centralizado em um só lugar. Além disso, os próprios chefes ganham com a implantação das plataformas multicanais, pois eles terão acesso a relatórios e métricas que ajudam a identificar os pontos a melhorar no atendimento ao consumidor.
Mostramos neste artigo que é possível, sim, ensinar o seu chefe a se importar com a qualidade do atendimento, ajudando a empresa a alcançar voos mais altos. Se você gostou das dicas e quer continuar por dentro das novidades das áreas de atendimento, marketing e vendas, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!
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