Ginástica laboral para operadores de Telemarketing

21/04/2015 16:16

Nos dias de hoje, as pessoas desconhecem quanto os serviços de teleatendimento fazem parte de seu cotidiano. A maioria das atividades que realizamos no dia-a-dia — como o pagamento de contas por telefone, comércio eletrônico e serviços de banco, entre outros — é executada por meio dos serviços de call center, o que sobrecarrega o profissional de teleatendimento que realiza várias tarefas ao mesmo tempo.

Muitos clientes na espera de atendimento, aumento do trabalho, mesma posição (postura) por longos períodos, a tensão pela irritação dos clientes com a espera e pela cobrança para que seu serviço seja acelerado são alguns exemplos da pressão que sofrem os operadores das empresas de call center.

A ginastica laboral é hoje uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas de call center para diminuir as tensões do trabalho e melhorar a condição física do trabalhador.

A ginástica laboral pode ser definida como um programa de atividades (alongamento, relaxamento e dinâmicas) realizadas no local de trabalho (antes, durante ou depois do expediente), com o objetivo principal de prevenção da saúde. As aulas são monitoradas por educadores físicos e/ou fisioterapeutas (formados) e duram em média 7 a 15 minutos. A prática desse programa mostra um aumento da produtividade, diminuição de faltas, diminuição do número de acidentes, de despesas médicas e de afastamentos. O colaborador também ganha com essa prática: diminui o cansaço, a indisposição, o estresse e o aparecimento de doenças, além de melhorar sua postura e seu convívio com os colegas de trabalho.

Histórico
Os primeiros registros da prática da ginástica laboral datam de 1925 na Polônia, Bulgária, Alemanha Oriental, Holanda e Rússia, quando então era chamada de “Ginástica de Pausa”. Na mesma época, impulsionada pela cultura e tradição oriental, a ginástica laboral teve seu grande enraizamento no Japão. Sua grande propagação na cultura empresarial japonesa é atribuída à veiculação de um programa da Rádio Taissô, que alia a tradicional ginástica rítmica com exercícios específicos acompanhados por música.

No Brasil a influência japonesa mostra um pouco da evolução histórica da ginástica laboral do país. Em 1978, a Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo e a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo, juntamente com o SESI, implantaram um projeto denominado “Ginástica Laboral Compensatória”, visando aprofundar estudos nesta área para combater a chamada doença dos digitadores (tenossinovite), pois foi a primeira doença reconhecida legalmente em 1987, pela portaria n° 4602 do Ministério da Previdência e Assistência Social, como doença profissional.

A ginástica laboral começou a ser resgatada nas décadas de 80/90 e ressurge atualmente como "febre" nas empresas para combater o estresse e as lesões do trabalho.

Antes que as empresas resolvam implantar um programa de ginástica laboral é necessário seguir algumas etapas: avaliação dos postos de trabalho, palestra explicativa (o que é a ginástica laboral e seus benefícios), questionários pessoais (avaliação de todos os colaboradores, com questões sobre seu estado físico e emocional) e a elaboração de aulas de acordo com o resultado desses questionários.

Vários estudos relacionam sintomas de dor às exigências do tipo de trabalho exercido pelo profissional de teleatendimento. A ginástica laboral pode ser adotada pelas empresas para prevenir ou, pelo menos, minimizar os riscos de doenças decorrentes da rotina de trabalho. Oferecer um plano de ginástica laboral traz benefícios tanto para as empresas de call center como para os operadores de telemarketing. Além de promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho,  a prática da ginástica laboral melhora o rendimento da empresa e o desempenho de seus colaboradores.

Simone B. de Oliveira – Fisioterapeuta
E-mail: fisiosim@gmail.com

FONTE E CRÉDITOS > SINTELMARK em www.sintelmark.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106:ginastica-laboral-para-operadores-de-telemarketing&catid=78:artigos&Itemid=65

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br