O que é a NR17 e como ela afeta o seu call center?

23/08/2016 19:24

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é a força motriz para uma execução mais eficiente das atividades e, consequentemente, uma maior produtividade. Colaboradores que se sentem estimulados, e que podem contar com condições adequadas de trabalho, são capazes de atingir níveis mais elevados de desempenho. É aí que entra a Norma Regulamentadora NR17 para os serviços de call center.

O teleatendimento é uma estratégia eficaz e positiva, utilizada por muitas empresas para se relacionar com seus clientes, mas quando o ambiente de trabalho do call center não é adequado, nem sempre é possível alcançar os resultados desejados. Ou seja, quando não atinge os índices satisfatórios de produtividade, o sistema de atendimento perde sua eficiência.

Quer saber mais sobre a NR17 e como ela afeta o seu call center? Então acompanhe o nosso post de hoje!

O que á a NR17?

A Norma Regulamentadora NR17 é uma norma específica para empresas que operam um call center. Ela exige adequação a requerimentos mínimos de conforto físico e mental ao dia a dia do colaborador, garantindo melhores condições de trabalho, segurança, saúde e conforto dos funcionários.

A NR17 é obrigatória. Empresas que operam um call center, no entanto, devem tratar a NR17 não como uma inimiga, mas como um diferencial competitivo. A norma dita os padrões de operação, desde o tipo de mobiliário que deve ser utilizado, até a jornada de trabalho dos funcionários, visando sempre o bem-estar dos teleoperadores.

Como aplicá-la?

Nós preparamos algumas dicas para você aplicar corretamente a NR17 e usufruir dos benefícios de colaboradores satisfeitos. Confira:

1. Fique de olho no mobiliário

Ao instaurar a ergonomia (melhoria das condições de trabalho, por meio da utilização de mecanismos tecnológicos), o empregador oferece aos colaboradores condições mais saudáveis e seguras para executarem suas atividades. Além disso, pode contar com a redução de funcionários com problemas de saúde — como complicações de postura, lesões ou mesmo disfunções por movimentos repetitivos.

A NR17 recomenda que o mobiliário de um call center tenha as seguintes características:

  • mesas e cadeiras devem ser reguláveis, de forma a se ajustar à altura do funcionário;
  • as divisórias das posições dos operadores devem ser arredondadas, para evitar acidentes;
  • toda cadeira deve ter encosto médio, para garantir  o conforto;
  • os pés devem estar encostados no chão ou em algum suporte apropriado;
  • o monitor do computador deve estar entre 45 e 70 cm de distância e alinhado à visão;
  • o teclado deve ser regulável e deve estar alinhado aos cotovelos.

2. Reavalie os equipamento utilizados

Empresas que mantêm um serviço de call center, seja na modalidade ativo ou receptivo, em centrais de atendimento telefônico ou mesmo em centrais de relacionamento com clientes, precisam dispor de equipamentos para a realização da prestação dos serviços e comercialização de produtos.

Os equipamentos utilizados na rotina de uma empresa de call center deverão contar com:

  • condições de mobilidade suficiente para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, evitando reflexos e uma boa visibilidade ao colaborador;
  • utilizar suporte para leitura de documentos, quando for preciso digitar, de preferência entre o teclado e o monitor;
  • equipamento de head-set, permitindo regular o lado de escuta e o volume, mantendo a manutenção e limpeza adequadas, evitando qualquer tipo de contágio ou risco à saúde do trabalhador.

3. Ofereça um bom ambiente de trabalho

O funcionário passa grande parte do seu dia no ambiente de trabalho. Proporcionar um local adequado para realizar as atividades não é apenas uma obrigação, mas uma preocupação em zelar pelo seu colaborador e mantê-lo motivado a realizar suas tarefas com maior qualidade e em menor tempo — o que gera maior produtividade.

Entre algumas recomendações da NR17, estão:

  • o local de trabalho deve ter condições acústicas adequadas e temperatura do ar entre 20 e 30º;
  • a jornada máxima de trabalho é de 6 horas diárias, incluindo 20 minutos de pausa para lanche, em local adequado;
  • todos os colaboradores devem ser qualificados para desempenhar a função;
  • caso haja pessoas com deficiência, o local de trabalho deve ser estruturado para proporcionar maior conforto e segurança.

E você, já aplicou a NR17 na sua empresa? O que pensa sobre o assunto?

Fonte e créditos desta matéria extraída do site Softium em blog.softium.com.br/index.php/o-que-e-nr17-e-como-ela-afeta-o-seu-call-center/?utm_campaign=newsletter_semanal_o_que_e_a_nr17_e_como_ela_afeta_o_seu_call_center&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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