Procon-SP notifica 35 empresas por desrespeito ao bloqueio de telemarketing

30/05/2017 14:02

 

As empresas responderão a processo administrativo

podendo ser multadas em até R$ 9 milhões

 

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, notificou 35 empresas por desrespeito à Lei de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing (Lei 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08). As empresas deverão prestar esclarecimentos sobre sua conduta e responderão processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ser multadas em até R$ 9.123.604,00

 

O consumidor do Estado de São Paulo pode escolher se quer ou não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços desde abril de 2009. Ele pode cadastrar números de telefones, fixo ou móvel, que estiverem em seu nome, no “Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing” no site do Procon-SP (https://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=2773). O cadastramento é gerenciado pela Fundação e 30 dias após a inscrição, o consumidor só poderá receber ligações de entidades filantrópicas, empresas de cobrança ou que tenham sua autorização por escrito.

 

Desde a entrada em vigor da lei, cerca de 1.448.727 números de telefones foram cadastrados para não receberem mais ligações com ofertas de produtos ou serviços. Só em 2017, de janeiro a maio, foram 119.858. Neste ano o Procon-SP recebeu 7.065 reclamações de consumidores cadastrados. O Decreto considera telemarketing a oferta ou publicidade comercial ou institucional de produtos ou serviços feita por chamada de voz de qualquer empresa.

 

Veja a lista das empresas notificadas:

  • Abril Comunicações
  • Banco BMG S.A
  • Banco Bradesco S.A
  • Banco Citibank S.A
  • Banco Pan S.A
  • Banco Safra S.A
  • Banco Santander S.A
  • Banco Votorantim S.A
  • Brasfilter Industria e Comercio Ltda
  • Brasil Brokers Participações S.A
  • Caixa Econômica Federal S.A
  • Car System Alarmes Ltda
  • Carrefour Comercio e Industria Ltda
  • Cdm Comercial Eirelli
  • Cetelem Serviços Ltda
  • Claro S.A
  • EF Viagens e Turismo Ltda
  • Empresa Folha da Manhã S.A
  • Even Construtora e Incorporadora S.A
  • Instituto Bem Estar Serviços Médicos Ltda
  • Itau Unibanco S.A
  • LPS Brasil Consultoria De Imoveis S.A
  • Marisa Lojas S.A
  • Nextel Comunicações Ltda
  • Nutop Produtos Funcionais Ltda
  • Oi Móvel S.A
  • Omega Assist Manutenção e Reparação Eirelli
  • Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais
  • Recovery do Brasil Consultoria S.A
  • Sky Serviços De Banda Larga Ltda
  • Telefonica Brasil S.A
  • Tim Brasil Serviços E Participações S.A
  • Top One Brasil Comercio de Produtos Alimenticios
  • Ultracenter Sistemas Recuperação Crédito
  • Via Varejo S.A

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

e-mail: imprensa@procon.sp.gov.br

Tel.: (11) 3824-7277 / 7276 / 6967 / 7168 / 98 660 2703

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br