Um em cada quatro trabalhadores de call-center sofre com problemas de voz

21/04/2015 15:51
Atendentes sofrem diversos efeitos colaterais relacionados à a atividade, que incluem perda da voz, dor de garganta e falta de ar

Pesquisa conduzida na Universidade de Ulster, no Reino Unido, revela que um em cada quatro trabalhadores de call-centers sofrem com problemas de voz. O estudo verificou que atendentes de chamadas sofrem diversos efeitos colaterais relacionados à sua atividade, que incluem perda da voz, dor de garganta e falta de ar.

A equipe de pesquisa liderada pela cientista Diane Hazlett analisou mais de 600 trabalhadores de call-centers de 14 centros de atendimento espalhados pelo Reino Unido e Irlanda. O estudo de 18 meses de duração descobriu que os atendentes recebem treinamento regular para o desenvolvimento de suas funções, no entanto, estes cursos não contam com informações sobre como cuidar da voz.

"Políticas relativas aos cuidados com a voz devem existir em todos os ambientes de call-centers, e devem ser revistas regularmente", diz Hazlett. A pesquisadora destaca a necessidade de se dar ênfase na prevenção de problemas relacionados à voz dentro da indústria.

Hazlett sugere que empregadores levem em considerações informações como:

- novos funcionários, sobretudo do sexo feminino, estão em maior risco de desenvolver problemas na voz; devido às necessidade de se ajustarem às pesadas exigências vocais da função;

- risco pode ser minimizado por meio da disponibilização de informações sobre como cuidar da voz;

- pausas regulares, mudança de atividade e reajuste da postura, auxiliam na presenrvação da voz

- manter a garganta lubrificada auxilia na manutenção da saúde vocal, assim como,a qualidade do ar, a umidade, a ventilação e a temperatura;

- computadores e equipamentos devem ser configurados corretamente para ajudar os atendentes a manterem uma boa postura.

Acesse aqui mais informações sobre o estudo.

FONTE E CRÉDITOS > ISAUDE em www.isaude.net/pt-BR/noticia/27053/ciencia-e-tecnologia/um-em-cada-quatro-trabalhadores-de-call-center-sofre-com-problemas-de-voz

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