Walt Disney: “O exemplo mais bem-acabado de alguém que ousou sonhar”
O que falar de uma empresa no qual 70% dos seus frequentadores retorna para apreciar novos momentos tendo a certeza que encontrarão algo novo?
Simplesmente um case de sucesso em retenção e fidelização de seu público.
Conheci a história do Reino Encantado primeiramente pelos desenhos e posteriormente, na leitura do livro “Nos bastidores da Disney” de Tom Connellan. História formidável e única: conhecimento, técnica, meios, exemplos, estratégia, em fim, algo que me cativou e despertou o interesse em escrever algo sobre este mundo chamado Disneyworld.
Começo destacando algumas lições de sucesso do Reino Encantado, conforme Tom Connellan em seu livro:
- Como avaliar a satisfação dos clientes obtendo dados concretos com rapidez;
- Como usar métodos poderosos com os cartões Guest Service Fanatic e Spirit of Disney Award para reconhecer, celebrar e recompensar o trabalho eficiente;
- Como responder a perguntas do tipo: “A que horas começa o desfile das três da tarde?”;
- Como adequar o recrutamento e o treinamento de sua empresa baseando-se em programas bem-sucedidos;
- Como produzir em seus vendedores externos a sensação de parceria, fazendo com que se tornem parte de sua equipe.
Vamos pensar nesta abordagem de uma forma dinâmica e constante, para isso criei o seguinte fluxo:
Notam-se características simples, no qual a grande parcela das empresas já desenvolve em seus ambientes e políticas organizacionais, o que existe de diferente então?
É a eficácia aplicada em cada momento! É o que propicia uma característica pouco mencionada nas literaturas acadêmicas de aprendizagem organizacional, exatamente, o Encantamento.
Encantar vai muito além de tornar algo único, é superar as expectativas e agradar seu público. A Apple é outro exemplo deste conceito, com seu slogan “Think Different” tornou-se referência a empresas já conceituadas no mercado que agora adotam modelos similares em suas estratégias.
Basicamente, funciona como uma engrenagem, na qual três peças/conceitos fundamentais fazem girar a máquina do encantamento, são elas:
A Disney trabalha muito bem um termo criado por Jan Carlzon, a chamada “A hora da verdade”. Este termo refere-se diretamente ao momento de contato com seu cliente: a flexibilização, a dinâmica, a pré-disposição e preocupação em atendê-lo bem. Carlzon ainda comenta:
“Toda pessoa precisa saber e sentir que é necessária.”
“Todos gostam de ser tratados como indivíduos.”
“Dar alguém a liberdade para assumir responsabilidades libera recursos que de outra maneira permaneceriam ocultos.”
“Um indivíduo sem informações não pode assumir responsabilidades; um indivíduo que recebeu informações não pode deixar de assumir responsabilidades.”
Segundo Connellan, vamos entender agora as 7 lições adotadas na Disney que a torna simplesmente magnífica:
1. Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara;
2. Fantástica atenção aos detalhes;
3. Todos mostram entusiasmo;
Para esta lição destaco a seguinte frase: “Toda a vez que um cliente entra em contato com sua empresa, você tem a oportunidade de criar valor”.
4. Tudo mostra entusiasmo;
5. Múltiplos postos de escuta;
Saber escutar e agir de forma eficiente: “Se deixarmos de lado as informações coletadas pelos funcionários, estaremos menosprezando a fonte de informação mais valiosa de que dispomos”.
6. Recompensa, reconhecimento e comemoração;
7. Todas as pessoas são importantes.
Essas lições deixam nítida uma estratégia orientada ao cliente, trabalhar o AGORA é o que caracteriza a prática em oferecer um serviço único.
Outras empresas poderão ser assim?
Claro, a partir do momento que entenderem que seu maior capital é humano tudo fica mais nítido. O custo de buscar um novo e bom cliente é mais do que o dobro em manter o já existente, isso vale também para os funcionários.
Por fim, destaco uma frase dele que traduz a sua obra:
“Todos nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los.”
Você já perseguiu seu sonho?
FONTE E CRÉDITOS > IDEIA DE MARKETING em www.ideiademarketing.com.br/2012/04/26/walt-disney-o-exemplo-mais-bem-acabado-de-alguem-que-ousou-sonhar/
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